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[MDPMv5] Como criar skins

Enviado: 01 Abr 2018, 16:32
por Junior_Djjr
Arquivo .ini

Cada skin funciona por um arquivo .ini localizado na pasta CLEO\MDPM Skins\. Inclusive compatível com ModLoader.
O básico de criar uma nova skin é tirar uma cópia de um arquivo .ini de skin e mudar o nome do arquivo.
Por exemplo, originalmente o mod inclui o arquivo MDPM - Player (DEFAULT).ini, que é a skin padrão, basta tirar uma cópia do arquivo e mudar o DEFAULT para outro nome, como MDPM - Player (EXEMPLO).ini

Atenção: Use no máximo 7 caracteres!!!
Tente usar um nome bem único e não use caracteres especiais.

Tendo o seu próprio .ini, para utilizá-lo no jogo, abra o arquivo CLEO\MDPM.ini, localize SkinName e coloque o nome lá, por exemplo:

Código: Selecionar tudo

SkinName = EXEMPLO
Pronto, agora o jogo irá carregar o arquivo CLEO\MDPM Skins\MDPM - Player (EXEMPLO).ini.
Experimente editar algo do .ini da sua skin, por exemplo esta parte do arquivo é onde se configura a cor:

Código: Selecionar tudo

# Cores (em RGB 0~255).
# Cor do player de música (irá pintar a textura "mdpm-color" do .txd da skin).
Player_Color_R  = 0           # Vermelho
Player_Color_G  = 228         # Verde
Player_Color_B  = 255         # Azul
#
# Cor do texto e spectrum.
Text_Color_R    = 0           # Vermelho
Text_Color_G    = 228         # Verde
Text_Color_B    = 255         # Azul
Edite, salve o arquivo, entre no jogo e ative o mod para ver as alterações.
Se nada se alterou, reveja tudo. Se você está com o jogo instalado na pasta Program Files, mova para outro lugar, como Documentos para este e outros mods funcionarem corretamente.

Se você quer editar alguma coisa sem fechar o jogo, minimize, edite o arquivo e reinicie o mod (desative e ative de novo).

Tudo está explicado dentro do arquivo .ini. Disponível tanto em português, quanto inglês e espanhol, portanto não preciso explicar nada aqui, está tudo lá.

Mas vamos entender agora o uso de .txd personalizado:


Arquivo .txd

O nome do arquivo .txd da skin é configurado logo no topo do .ini da skin em TxdName.
Por padrão o mod usa models\txd\MDPMPLA.txd. Originalmente este arquivo fica instalado dentro do ModLoader: modloader\MDPM\Interface\models\txd\MDPMPLA.txd, mas você pode requerer instalar na sua pasta models\txd.

Código: Selecionar tudo

TxdName = MDPMPLA
Simplesmente mude o nome para usar outro arquivo .txd.

Novamente:

Atenção: Use no máximo 7 caracteres!!!
Tente usar um nome bem único e não use caracteres especiais.

Experimente tirar uma cópia deste arquivo, mudar o nome e fazer alterações.

Por exemplo

Código: Selecionar tudo

TxdName = EXEMPLO
modloader\MDPM\Interface\models\txd\EXEMPLO.txd

Use o Magic.TXD para editar ou criar um novo .txd.
Imagem
  • mdpm-player — imagem de fundo do player. A imagem principal.
  • mdpm-color — esta imagem é colocada por cima do player, e pintada conforme as configurações de cor no .ini. É opcional, explicarei em seguida.
  • mdpm-fps — ícone que avisa o baixo FPS. Ele é pintado em amarelo-laranja-vermelho conforte o FPS do seu jogo esteja ruim para a vibração. Ele só aparece caso seu carro tenha alto-falantes funcionais.
  • mdpm-lock — ícone que indica que o player está "trancado", ou seja, com comandos desativados.

Regras para criar o .txd

Você já deve saber que ao criar um .txd é necessário marcar compressão DXT1 (caso sem transparência) ou DXT5 (caso com transparência), assim como "Gerar mipmaps". Se não sabe do que estou falando, selecione uma textura do .txd e presione a tecla M.

No entanto, este .txd não é para texturas de modelos 3D, mas sim sprites para a tela, portanto não utilize "Gerar mipmaps", e você pode escolher não usar compressão DXT para a qualidade ficar melhor, mas caso você preferir usar compressão, o arquivo ficará mais leve.
Se você acidentalmente criou a textura com mipmaps, pressione CTRL+C para limpá-los, caso contrário, a imagem do player aparecerá embaçada para certas pessoas.

Em outras palavras, o arquivo .txd de sua skin tem que estar igual ao arquivo original do mod.
A resolução das imagens podem ser diferente, mas é recomendado que não e não há motivos para isso.

É importante notar que ao usar Photoshop (e outros) aparecerá bordas brancas por volta da sprite
Clique para verAbrir
Imagem
Para corrigir isso você terá que seguir este tutorial.


Color map

Como dito, a imagem mdpm-color é quem cuida das cores do player. Chamarei ela de "color map".
Imagem
Geralmente você usará uma imagem branca com transparência, exatamente como a original do mod.

Utilizar isto é opcional. Se você não quer se dar o trabalho de criá-la, simplesmente use uma imagem vazia (transparente) no .txd. Funcionará normalmente, mas você não poderá trocar a cor do player.

Normalmente para separar a parte colorida do fundo no Photoshop se usa Selecionar > Intervalo de cores, assim se cria uma seleção e você tira uma cópia da camada com CTRL+J. Em seguida basta remover as cores de tudo e fazer certos ajustes para deixar a "color map" totalmente branca e bem forte para poder ter melhor efeito ao pintar.

Este é um exemplo que eu fiz com o player Pioneer DEH-X1580UB:
Imagem
O resultado será algo assim. Não ficou perfeito mas tá ok.
É importante que o color map seja totalmente branco, somente com transparência. Você pode fazer isso de várias formas no Photoshop, por exemplo em CTRL+L.
Você pode testar no Photoshop o resultado de como ficará no jogo. Basta deixar uma por cima da outra, clique duplo na camada do color map, e aplicar uma cor em Sobreposição de cor.
Estando tudo ok, salve as imagens separadamente (recomendado resolução 1024x512, não estique-a) e instale no .txd de sua skin.


Pronto!
Tendo criado sua skin, compartilhe o download dela conosco criando um novo tópico em Mod Showroom > Mods para Mods > MDPM. Ou então vá lá baixar algumas!
 
Caso alguma dúvida, pergunte aqui ou crie um novo tópico em Criação de Mods > Mods para Mods > Ajuda.
 

[MDPMv5] Como criar skins

Enviado: 15 Abr 2018, 15:15
por Hadrian Fonseca
aaa

[MDPMv5] Como criar skins

Enviado: 15 Abr 2018, 21:08
por Junior_Djjr
Hadrian Fonseca escreveu: Bem bacana! Vou tentar fazer com um Pioneer antigo, pra ficar mais a cara do GTA SA.
Uma ideia: fazer um sistema de selecionar CD, exemplo:
Coloco umas músicas em uma pasta com o nome "Guns 'N' Roses - Use Your Illusion I", daí aparece um pequeno menu pra selecionar a pasta (CD).
Mas o mod já não tem isso? :pokerface:

[MDPMv5] Como criar skins

Enviado: 15 Abr 2018, 21:42
por LucasCelli
Vou tentar criar uma skin  8)

[MDPMv5] Como criar skins

Enviado: 16 Abr 2018, 00:29
por Hadrian Fonseca
Junior_Djjr escreveu:
15 Abr 2018, 21:08
Mas o mod já não tem isso? :pokerface:
aaa

Re: [MDPMv5] Como criar skins

Enviado: 07 Dez 2021, 17:17
por Brasileiro
É possível criar o player animado em um veículo? ou com informações, assim como o GTA V?