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[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 28 Mar 2018, 11:58
por Junior_Djjr
Como instalar um alto-falante funcional num carro

Básico

O node tem que ter algum dos seguintes nomes:
mdpm_s
mdpm_w 
O _ pode ser qualquer caractere, ou seja, nomes como mdpm-s e mdpm s estão corretos, mas algo como mdpms ou mdpm--s está errado.

Tudo após o isso é ignorado, ou seja, nomes como mdpm_s1, mdpm-s-2 e mdpm_w_tornado estão corretos.

Exemplos:
Imagem

Utilizar s indica um subwoofer, enquanto w indica um woofer.

Se você é novo no assunto:


Qual a diferença de um subwoofer para um woofer?

Subwoofer toca subgraves — frequências muito baixas (geralmente 20~200Hz).
Woofer toca graves-médios — frequências baixas-médias (geralmente 50~4500Hz).

No MDPMv5 a diferença é somente visual: O subwoofer irá vibrar somente com frequências mais baixas, além de ter maior excursão (distância de movimento do cone).

Para se comprometer ao realismo, identifique se o modelo de alto-falante que você está instalando é um subwoofer ou woofer.
É simples, basta olhar no desenho do suspension:
Imagem
Obviamente em alto-falantes de médios como 6x9 é considerado woofer mesmo tendo borda macia.

No Tuning Mod para renomear uma peça atualmente é necessário ir na interface Gerenciar, identificar a peça de alto-falante que você instalou e pressionar H para renomear. Em seguida basta digitar o nome.

Para identificar o alto-falante eu recomendo que você faça ela sumir e aparecer (seta para a esquerda, como explicado nos comandos (tecla J)). Lembre-se também da tecla C para abrir/fechar as portas. Assim você pode encontrar qual node da lista é o alto-falante.
Em novas versões do Tuning Mod pretendo deixar o processo mais rápido.
 
 
Mini-tutorial em vídeo:

Aqui também, aos 5:12:


Importante: absolutamente qualquer peça que você colocar o nome irá vibrar! Portanto tome cuidado, somente a parte de dentro do alto-falante (o cone) deve vibrar, nada mais, se você colocar na caixa, a caixa irá vibrar igual um alto-falante!
De fato, você pode até brincar com isso :peepo6:
No tutorial acima eu mostrei como fazer um porta-malas vibrar utilizando intensidade de vibração explicado abaixo:


Intensidade de vibração

Somente disponível na versão v5 RC3 ou mais recente:

Você pode querer fazer um alto-falante vibrar mais, ou menos, ou então aplicar a vibração para outras partes do carro, como a placa ou o porta-malas. Para isto ser possível, foi adicionado uma configuração de multiplicação utilizando números reais (0.0).

Isto é:
mdpm s 2.0 — vibrará o dobro.
mdpm s 0.5 — vibrará a metade.
mdpm s 1.0 — vibrará normal. (é mesma coisa de usar mdpm s)
Por exemplo se você acha que um alto-falante está tremendo pouco, experimente usar algo como mdpm s 1.1 ou mdpm s 1.2 para aumentar um pouco a excursão, ou então mdpm s 0.9 para diminuir um pouco.
É claro, outros nomes como mdpm-s-0.95 e mdpm w 1.254 eros também estão corretos e funcionam.
No tutorial acima, para o porta-malas vibrar eu usei 0.03.


Audio

Você também pode escolher a posição de origem (fonte) do áudio da música.
Basta adicionar um dummy ou peça qualquer (pode ser uma peça invisível no Tuning Mod) com o nome mdpm audio.
Assim, a posição daquele node dirá em que posição a música sai.

Importante: Não coloque dentro do carro! Por exemplo não coloque dentro do porta-malas e sim na parte detrás dele, uns 30cm ou 50cm para fora.
E só é suportado um. Não é possível usar várias fontes ao mesmo tempo.

Somente disponível na versão v5 RC3 ou mais recente:

Caso o som esteja dentro do porta-malas (ou capô), você pode querer abafar o som caso o porta-malas esteja fechado — assim como foi no MDPMv4.

Para isto, use:
mdpm audio t — abafar o som caso o porta-malas (trunk/boot) esteja fechado.
mdpm audio h — abafar o som caso o capô (hood/bonnet) esteja fechado.


Reboques / Trailers / Carretinhas

O som só tocará num reboque caso ele tenha algum alto-falante ou mdpm audio (explicado acima). Caso contrário, só tocará no carro.
Caso também exista algum alto-falante ou mdpm audio no carro, o som tocará em ambos.
Tocando em ambos pode causar uma pequena falha na sincronização do som. Você pode tentar corrigir pausando e despausando a música, ou pressionando T.
Você pode desengatar e engatar o reboque quando quiser. No entanto ao re-engatar, a música reiniciará (pelo melhor funcionamento do mod).

 


Certo, isto é tudo que você precisa saber para fazer um alto-falante vibrar. Se você está querendo fazer ou adaptar um alto-falante para poder vibrar corretamente, siga abaixo:


Como adaptar um alto-falante para vibrar

Adaptar um modelo de alto-falante é necessário pelo menos um pouco de entendimento sobre o ZModeler, Sketchup, Blender ou 3DS Max etc.

Há poucas regras:
O pivot (origem) tem que estar exatamente na frente da parte de vibração, com o eixo de profundidade (azul / Z no ZModeler; verde / Y no Sketchup) virado pra trás da peça.
Imagem
Imagem
Os alto-falantes do blog Tuning Mod Parts, como o Pack BMS Sound já são adaptados. Você pode querer baixá-los para ver como eu fiz.

Você inclusive pode testar a vibração por exemplo dentro do ZModeler:
Imagem
Este será o movimento feito dentro do jogo. Sempre faça isso para ver se o resultado vai se sair como o esperado.

Perceba que para deixar o alto-falante virado para o lado é exatamente a mesma coisa de adaptar um volante, uma porta etc: é necessário rotacionar com um dummy pai.

Eu já fiz também um vídeo-tutorial passo-a-passo de como modelar e adaptar um alto-falante:


Tendo o alto-falante adaptado, é só colocar em algum carro pelo ZModeler ou Tuning Mod utilizando o nome mdpm-s ou mdpm-w como explicado acima.
 

 
Caso dúvidas, antes, releia... Caso persistir, pode perguntar aqui.
 

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 07:39
por BarryRX
os auto falantes n ta c mexendo fiz igual o video 

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 09:09
por BarryRX
os auto falantes tao pegando normal agr mas poderia adicionar o TAB+B pra abri o porta malas. e o jogo fica crashando tbm

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 09:48
por Carlos lopes
gta crashando na hora de renomear o auto falante

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 13:18
por BarryRX
nao to conseguindo instalar peças no tunning mod so consegui instalar o bms sound v2

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 13:20
por ViniZ0Z
BarryRX escreveu: nao to conseguindo instalar peças no tunning mod so consegui instalar o bms sound v2
Fez algo errado. Eu já instalei 99% das peças do blog e nunca tive algum erro, e quando tive foi eu mesmo que fiz algo errado, deixei de colocar alguma peça no Modloader, refaça os passos.  :peepo1:

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 14:01
por M3h
Se qualquer peça vibra com esse comando...
...Poderia vibrar o escapamento tbm (pq ñ?)

Já vi vários carros com o escapamento preso de maneira incorreta, que faz eles vibrarem junto com os alto-falantes

Só precisaria de adaptação para o escape vibrar corretamente, eu acho (de um lado pro outro)

 

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 14:14
por Carlos lopes
na hora de renomear o auto falante o jogo crasha

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 14:16
por Junior_Djjr
Carlos lopes escreveu:
15 Abr 2018, 14:14
na hora de renomear o auto falante o jogo crasha
Não é problema do MDPMv5, certeza.
De qualquer modo envie o modloader.log.

BarryRX escreveu:
15 Abr 2018, 09:09
e o jogo fica crashando tbm
modloader.log.

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 14:58
por HybridTheory
Imagem


[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 17:22
por ItaluhLuiggi
os meus alto falantes nao vibram ja renomeei e nada
 

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 17:43
por LowSpecsGuy
ItaluhLuiggi escreveu: os meus alto falantes nao vibram ja renomeei e nada
vc tem que ligar e desligar o mdpm para o mod poder reconhecer os alto-falantes

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 20:07
por Carlos lopes
Imagem
na hora de renomear a peça o gta crasha ai o log

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 15 Abr 2018, 21:09
por Junior_Djjr
Carlos lopes escreveu: na hora de renomear a peça o gta crasha ai o log
Envie o fim do scrlog.log.

[MDPMv5] Como adaptar / aplicar um carro para vibrar alto-falantes

Enviado: 16 Abr 2018, 18:31
por Junior_Djjr
Atualizei o tutorial, adicionei duas novas funções na nova versão do MDPMv5.