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[GTA San] Model Unlocker

Enviado: 23 Jul 2019, 20:02
por EduardoJ
Este é um pequeno software que criei em algumas horas de estudo (utilizando partes do meu outro programa) pra desbloquear modelos dff para serem importados no zmodeler.

Como exatamente esse programa funciona? Você abre, ele abre uma caixa de seleção de arquivo, você abre o dff, ele abre outra caixa de seleção de arquivo, você salva o dff e pronto, pode importar no zmodeler.

Explicações Quase TécnicasAbrir
Basicamente, ele remove essa sessão com ID 0 no cabeçalho do arquivo:
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Remove essa sessão extension no final da sessão GeometryList:
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Remove essa última sessão (marcada de vermelho) no fim do arquivo (ela apresenta dados inconsistentes no cabeçalho da sessão, dizendo que o tamanho da sessão ultrapassa o tamanho do arquivo):
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Também remove a sessão (aparentemente desnecessária) de ID 0xFE1E.

Essa sequência de atos torna a estrutura aparentemente idêntica as que o zmodeler importa, porém, o arquivo ainda aparecia dizendo estar protegido. Por último, ele altera a versão RW do modelo todo para a versão 3.5 e isso faz com que o modelo seja importável no zmodeler.

Exemplo de modelo importado utilizando isso:
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(Meu PC quase explodiu importando esses modelos de carros com 12MB kkkk)

Observações:

(1) Caso você faça isso e o modelo apareça com erros de geometria (como as faces invertidas) o bug não é desse software, pois ele não altera absolutamente nada dentro das sessões, ele lê o bloco de bytes que lidam com a geometria inteiro e reescreve ele inteiro, sem interpretar nenhum desses dados.

(2) Há um outro programa pra bloquear modelos, aparentemente mais recente e menos utilizado que esse, e que encripta alguns dados fazendo com que nem o RWAnalyze entenda o bloco. Esse software não funciona, ainda, para esse tipo de bloqueio. Lado bom: o programa foi escrito em C# sem ofuscador e, portanto, é completamente descompilável, logo da pra saber o que foi feito e tentar reverter (já dei uma lida por cima no código)

Download

Código Fonte
Caso alguém olhe o source antes de eu corrigir, finja que não viu um WindowsForm inútil que esqueci de deletar, obrigado kkk

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 23 Jul 2019, 22:54
por Junior_Djjr
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Quando testei com este
https://www.gtainside.com/en/sanandreas ... high-trim/
Ele dá muito valor para bloquear os modelos, se você conseguir desbloquear um carro dele, então a sua ferramenta tá realmente funcionando kkk
O cara é gente boa, mas pô, liberdade é liberdade.

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 23 Jul 2019, 23:18
por EduardoJ
Junior_Djjr escreveu:
23 Jul 2019, 22:54

Ele dá muito valor para bloquear os modelos, se você conseguir desbloquear um carro dele, então a sua ferramenta tá realmente funcionando kkk
O cara é gente boa, mas pô, liberdade é liberdade.
Opa! Vlw, amanhã de manhã estudo como funciona o bloqueio dele.

Aliás, quem tiver modelos bloqueados que o programa não funciona, me enviem, por favor hahaha

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 23 Jul 2019, 23:38
por Junior_Djjr
EduardoJ escreveu:
23 Jul 2019, 23:18
Junior_Djjr escreveu:
23 Jul 2019, 22:54
Ele dá muito valor para bloquear os modelos, se você conseguir desbloquear um carro dele, então a sua ferramenta tá realmente funcionando kkk
O cara é gente boa, mas pô, liberdade é liberdade.
Opa! Vlw, amanhã de manhã estudo como funciona o bloqueio dele.

Aliás, quem tiver modelos bloqueados que o programa não funciona, me enviem, por favor hahaha  
Tem um bloqueio que é simplesmente alterando 1 único byte no arquivo, se não me engano os carros que o RetrKill edita são bloqueados assim (tanto que ele ficou brigando comigo falando que o bloqueio era bom e não acreditando quando eu falava que era só 1 byte).
Eu não lembro qual era o byte agora, mas o programinha tem na GTA Forums e zoaram, postaram solução nos comentários lá e tal kkk

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 00:15
por Runner
Seria legal o desbloqueio de .txd também.
Não tenho nenhuma amostra de .txd bloqueado pra enviar. Mas sei que alguns carros do AVP tem .txd bloqueado.

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 01:19
por ceec
Um cara aqui do fórum queria desbloquear um carro do mad driver, eu ñ consegui destravar ele para editar, nem o dff tanto txd, se vc conseguir destravar seria útil para correção que ele queria fazer  :peepo2:

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 08:57
por EduardoJ
Junior_Djjr escreveu:
23 Jul 2019, 23:38
Tem um bloqueio que é simplesmente alterando 1 único byte no arquivo, se não me engano os carros que o RetrKill edita são bloqueados assim (tanto que ele ficou brigando comigo falando que o bloqueio era bom e não acreditando quando eu falava que era só 1 byte).
Eu não lembro qual era o byte agora, mas o programinha tem na GTA Forums e zoaram, postaram solução nos comentários lá e tal kkk

Vou dar uma estudada sobre isso também. Vou olhar esse primeiro que você citou, depois vou olhar os do RetrKill. Eu não vejo sentido em modding com bloqueios, só serve pra atrasar as coisas. Na minha opinião os aplicativos, inclusive, deveriam ser opensource pra facilitar os trabalhos.

ceec escreveu:
24 Jul 2019, 01:19
Um cara aqui do fórum queria desbloquear um carro do mad driver, eu ñ consegui destravar ele para editar, nem o dff tanto txd, se vc conseguir destravar seria útil para correção que ele queria fazer :peepo2:
Todos os carros do Mad Driver que rodei o programa desbloquearam. Vide o modelo citado no tópico desse link ai:
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Edit: existe bloqueio pra TXD? Agora que tentei abrir um TXD do Mad Driver... Pelo visto mais trabalho pela frente kkkk

Edit (2): não faço ideia de que técnica o senhorzinho do carro que o Junior me enviou usou:
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Edit (3): Gente, eu sou muito hiperativo pra ficar quieto kkkk
Enfim, voltando ao assunto, o Junior me disse sobre um único byte alterado. Sim, na posição 18+ (ou 19, não sei exatamente como funcionam os editores Hex), quando usam isso (Agradecimentos ao DK22Pac). Vou implementar isso em uma nova versão, mas ainda não consegui entender como o do outro carro ali funciona. Acabei também dando uma olhada nos TXD's do Mad Driver, não parece ser muito difícil corrigir, mas me parece ter algum bug com as texturas em si, consegui resultados parciais já utilizando o RW Analyze.

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 10:17
por Nado
Deu boa para desbloquiar o mod do Sultan do AVP pois faz tempo que eu queria arrumar alguns detalhes, pois o corno nem sequer adicionou luzes funcionais, agora estou no aguardo para um modo de desbloqueio do txd  :peepo6:
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Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 11:09
por EduardoJ
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Desbloquear eu desbloqueei
:toj:

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 11:15
por Crowdigger
o Uranus do AVP crashou o programa kk.

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 11:17
por EduardoJ
Crowdigger escreveu:
24 Jul 2019, 11:15
o Uranus do AVP crashou o programa kk.
Upa o dff e me envia, por favor.

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 11:54
por Crowdigger
EduardoJ escreveu:
24 Jul 2019, 11:17
Upa o dff e me envia, por favor.

https://sharemods.com/ihykb1jhjhb4/uranus.dff.html

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 12:41
por Runner
Nado escreveu:
24 Jul 2019, 10:17
Deu boa para desbloquiar o mod do Sultan do AVP pois faz tempo que eu queria arrumar alguns detalhes, pois o corno nem sequer adicionou luzes funcionais, agora estou no aguardo para um modo de desbloqueio do txd :peepo6:
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O P. Alexandre tinha deixado um comentário de como desbloquear txd, testa ai:

(abra o spoiler)
SpoilerAbrir
Use o antigo TxdGen "pode ser que com o Magic TXD também funcione mais não testei "Envia todos os TXD para a pasta "txdgen_in"Abra o "txdgen.ini" e mude tudo, sim pode apagar tudo copie e cole esses códigos modificados lá e salve a modificação.

--------------------------------------------------------------------------
# Endereço da pasta com os arquivos para alterar.
gameRoot=txdgen_in/

# Endereço da pasta onde será salva as alterações.
outputRoot=txdgen_out/

targetVersion=SA
targetPlatform=PC
clearMipmaps=false
generateMipmaps=false
mipGenMode=default
mipGenMaxLevel=0
improveFiltering=false
compressTextures=false
compressionQuality=0.0
palRuntimeType=NATIVE
dxtRuntimeType=NATIVE
warningLevel=0
ignoreSecureWarnings=false
reconstructIMGArchives=false
fixIncompatibleRasters=false
dxtPackedDecompression=false
imgArchivesCompressed=false
ignoreSerializationRegions=false
--------------------------------------------------------------------------
inicia o "txdgen.exe" depois vá na pasta "txdgen_out" e ver o resultado...(tudo desbloqueado) simples assim...

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 24 Jul 2019, 15:28
por EduardoJ
Crowdigger escreveu:
24 Jul 2019, 11:15
o Uranus do AVP crashou o programa kk.
Não foi o modelo dff que causou o crash no programa. Verifica se não tinha nenhum outro processo utilizando o arquivo, verifica também se o caminho das pastas não tem nenhum caractere não reconhecido (russo, por exemplo):
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(Inclusive o próprio RWAnalyze da crash ao abrir o arquivo com esse nome na pasta, é só alterar o nome da pasta que vai de boa, inclusive não foi o modelo que o Junior indicou que causou crash no programa, porém o programa não funciona nele ainda)

No Uranos do AVP:
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Runner escreveu:
24 Jul 2019, 12:41
O P. Alexandre tinha deixado um comentário de como desbloquear txd, testa ai:
O que complica é que pelo que me parece os programas pra bloquear os arquivos dff\txd alteram os tamanhos das sessões, o do modelo que o Junior me enviou tava com esse problema num monte de sessões e é um pouco trabalhoso reprogramar meu leitor de arquivos binários de streaming da RW corrigir enquanto lê, porém, já tive avanço de recuperar a estrutura toda, preciso agora descobrir o porquê ele bugou toda a geometria.


EDIT:
Atualização de status:
A forma como o Avant bloqueia os arquivos TXD, caso alguém queira desbloquear antes de eu publicar algo aqui, é só abrir o arquivo TXD com um editor HEX e deletar as 16 primeiras entradas:
Veja aqui a explicaçãoAbrir
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Isso representaria uma sessão invalida (ID=0), de tamanho 0, com uma dada versão RW. Ao deletar as 16 entradas, os próximos 4 bytes já são o ID do TextureNative, então o MagicTXD (pelo menos) já consegue abrir ele, com algumas Warning por não encontrarem algumas estruturas características, mas as texturas me pareceram ok.


EDIT (ATUALIZAÇÃO DE STATUS):

Estudando o modelo bloqueado pelo Avant, consegui recuperar toda a estrutura do modelo (dummy's) e, aparentemente, a causa do bug da geometria ao importar no zmodeler é que a lista de faces (triângulos) é guardada em dois locais no arquivo DFF, dentro da sessão Geometry e dentro da sessão BinMeshPLG (ou MaterialSplit), o que acontece é que tanto o meu antigo leitor quanto o leitor do jogo (quanto alguns outros) simplesmente ignoram os triângulos da Geometry e interpretam os dados apenas com o BinMeshPLG, porém, o Zmodeler e Kam Script não.

Quando desconfiei disso, acabei reescrevendo a Geometry substituindo todos os índices de triângulos por 0 e salvei, obviamente a geometria no zmodeler não apareceu, porém, no jogo ela continua intacta. Logo, aparentemente, a solução será criar um pequeno algoritmo pra interpretar os triângulos da BinMeshPLG para a Geometry. (Obs: não tenho certeza, mas aparentemente é isso, logo logo vou testar)

Re: [GTA San] Model Unlocker

Enviado: 26 Jul 2019, 00:30
por Crowdigger
Esse aqui ta dando bug, vê se você consegue desbloquear ele (ele desbloqueia, mas fica bugado no Zmodeler, preto e ao exportar e por no GTA, Crasha)
slamvan.dff - 2.3 MB