Página 1 de 2

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 15 Abr 2018, 13:23
por Hadrian Fonseca
SA-MP Map Construction - Apresentação
Level Designer/Mapper

Introdução:
Olá galera! Este tutorial foi feito com o intuito de lhe ensinar a mapear no GTA San Andreas, procurei fazer explicações detalhadas para facilitar seu aprendizado. Você possivelmente não entende nada das coisas ditas aqui, mas não se assuste, são extremamente fáceis! Então se você quer fazer mods, mas acha todas as possibilidades difíceis, aprenda a mapear!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: não necessita do SA-MP para mapear no GTA normal.

1. Programas
SA-MP Map Contruction + Pawn 2 IPL

Baixe o SA-MP Map Construction na Mixmods, caso for usa-lo para o GTA Singleplayer, baixe o Pawn 2 IPL no final do post (não é necessário para o SA-MP).
Extraia o editor em um GTA limpo, para que você possa fazer testes e etc. Algumas pessoas tiveram o erro DXT5 no editor, isso é causado por .TXDs com mip-mapping instalado diretamente no GTA3.img, lógico que pelo modloader não dá esse erro, mas mesmo assim TENHA UM GTA LIMPO!

2. Interface
Essa é a primeira imagem que temos da interface do programa:
Imagem

Segue as cores:
Verde: alguns comandos do editor. Aconselho a dar uma olhada nos comandos.

Amarelo: reportador de problemas. Acredito que ninguém vai usa-lo, mas se você encontrar algum problema no editor, reporte! Irá abrir uma janela com algumas informações sobre seu computador e etc, e embaixo o local para a descrição do problema.

Vermelho: são os botões de carregamento do mapa, dizendo em poucas palavras, é onde você aperta para começar a mapear! Rock 'N' Roll!

Load: Carrega o mapa sem as colisões.
Nota: nesse modo as funções "Show colls" e "Wireframe colls" não irão se ativar (explicarei daqui a pouco para que elas servem).

Load with Colls: Carrega o mapa com as colisões.
Pra quem não sabe, colisão é o que faz o mapa ser sólido, que evita que o CJ não atravesse os objetos, mas não é só isso, várias coisas são feitas pelas colisões, para entender melhor, veja esse tutorial de como fazer colisões.
Nota: nesse modo as funções "Show colls" e "Wireframe colls" irão se ativar (como disse anteriormente, já irei explicar para que servem essas funções).

Menus de controle: aqui você "navega" entre três menus, são eles o "Views" (mostrado na imagem abaixo), o "Objects" e o "Movement".
ViewsAbrir
Imagem

Segue as cores:
Amarelo: isso é mais complicado, indico a quem já entende de coordenadas, portanto se você não entende nada de coordenadas, ignore toda a sessão de amarelo escuro, dê preferência leia só a sessão "Camera Bookmarks".
Nota: pretendo fazer um tutorial básico sobre coordenadas.

Camera View: essas funções te ajudam a se locomover pelo mapa.
Na caixa onde está "0, 0, 0", cole suas coordenadas e clique em "Point camera at these coords" para ir até as coordenadas que você deseja.

Copy cameraLookAt() Coords: serve para copiar as coordenadas atuais da sua câmera. Exemplo: deseja pegar as coordenadas da Grove Street? Posicione a câmera na Grove e aperte esse botão.

Camera Bookmarks: é o seu "livro de coordenadas". Serve para listar suas coordenadas.
ADD: você salva a sua atual coordenada. Exemplo: quero salvar as coordenadas da Grove, posicione a câmera na Grove e clique em "ADD", assim as coordenadas da Grove serão salvas na sua lista, com isso você poderá ir para Grove rapidamente apenas com um clique!

Delete: delete alguma coordenada de sua lista.

Rename: renomeie suas coordenadas, seja organizado(a)!

Verde: opções de renderização do mapa.

Azul escuro: menu com várias funções (úteis e inúteis). Veja as funções abaixo:

Water Color: controla a cor da água.

Speed: controle da velocidade em que a água se move.
Nota: para a água se mover, a caixa "Animated" abaixo de "Speed" tem que estar ativada.

Water transparency: controla a transparência da água (durrrr).

Nota: as funções relacionadas a água só funcionam no editor, in-game não terá efeito algum.

Streamed: abre um menu com nome de todos os .COLs do jogo.

Load Textures (ativada por padrão): carrega as texturas corretas do mapa. Caso estiver desativada, o mapa ficará com texturas bugadas. Clique aqui para ver um exemplo de como fica o mapa.
Nota: o efeito causado ao desativar tal função não é imediato, você deve desativa-la e começar a se mover pelo mapa, só assim terá efeito.

Ambient Lighting (ativada por padrão): remove a iluminação do mapa.

No vertex lighting (desativada por padrão): retira o vertex de todo o mapa. Útil para mapear em lugares escuros como a garagem do CJ e etc. Para melhor exemplo clique aqui.

Night Colors Mode (desativada por padrão): deixa o mapa com iluminação noturna (útil para testar efeitos 2DFX de objetos, como luzes etc).

Corect Alpha mode (ativado por padrão): corrige as texturas com transparência.

Show All Lods: carrega os LODs junto com o mapa, ótimo para saber o modelo de lod de algum objeto.
Nota: embaixo dele tem um configurador para definir a distância que os LODs irão aparecer.

Solid Water: exclui a água.
Nota: só funciona no editor.

CULL zone: ativa as "CULL zones". CULL zones são áreas com "algo especial", como uma área livre de chuva, área com múisica etc.
Tenha mais exemplos do que são CULL Zones aqui.

As funções abaixo funcionam apenas no "Load with Colls", como dito lá no começo.
Show Colls (desativada por padrão): carrega todas as colisões. Com essa função ativada, você poderá ver todas as colisões do mapa, exemplo.

Wireframe Colls (desativada por padrão): lhe possibilita ver os triângulos das colisões. Exemplo.
Use junto com o "Show Colls" para funcionar corretamente.
ObjectsAbrir
É onde fica sua lista de objetos para adicionar ao mapa.
Imagem

Segue as cores:
Amarelo: deixa uma lista dupla. Veja o exemplo clicando aqui.

Verde: clique para adicionar objetos a sua lista. Clique aqui para melhores explicações.

Azul: delete um objeto de sua lista. Clique em cima dele e pressione "delete".

Vermelho: renomeie os objetos da sua lista. Isso funciona com a área marcada em Roxo. Exemplo: mude o nome de seu objeto para "cadeira" depois use a barra marcada para pesquisar pelo nome do seu objeto, fica mais organizado.

Roxo: pesquisa os nomes dos objetos na sua lista (acho que já expliquei o que isso faz ali em cima).
MovementAbrir
Onde você controla as posições e coordenadas dos seus objetos.
Imagem
Imagem

Segue as cores:
Roxo: controles do mouse. Por padrão já vem a primeira opção, e é a que eu uso, pois acredito ser a melhor, se quiser, veja as opções de controle uma por uma e decida qual é melhor para você.
Nota: se você usar uma configuração diferente da minha, pode ser que algumas coisas do tutorial não funcione igualmente pra você.

Verde: mostra o ID do objeto e o Draw Distance (distância que o objeto pode ser visto).

Azul: coordenadas e ângulos do seu objeto. Aqui é onde você "roda" seu objeto.

Reset angles: volta seu objeto a rotação original.

Car Colors: controla as cores dos veículos que você adicionar. Lembrando que tem a função "randômica", que faz com que a cor do veículo seja aleatória a cada vez que ele der spawn.

Vermelho: aqui é onde você mexe seu objeto.

Nudge tool: mexe para esquerda/direita/cima/baixo.

Nudge Power: edita a rotação de uma maneira mais calculista.

Preto: move o objeto também, assim como o Nudge tool, tem apenas uma função a mais, que é mais complicada de explicar (tem a ver com coordenadas).

Menu superior:
Imagem

Segue as cores:
Vermelho: arquivos .pwn são os arquivos usados no SA-MP, "são documentos de textos" com códigos que o SA-MP lê, toda modificação do mapa é salva em .pwn. Com essa função importe algum .pwn, você pode importar trabalhos em progresso que você salvou anteriormente, ou baixar um mapa para SA-MP de algum site e editar.

Verde: serve para importar vários .pwn's de uma vez só. Coloque todos em uma pasta e selecione a pasta, isso te poupa de ficar importando um por um.

Cor Laranja(Show Code)Abrir
Onde você salva seu progresso.
Imagem
Seu mapa será salvo em .pwn que é o arquivo lido pelo SA-MP. Na parte 2 do tutorial, eu ensino a converter o .pwn para .ipl (GTA Singleplayer).

Segue as cores:
Roxo: salva o progresso definitivamente.

Amarelo: reconstrói seu .pwn caso der algum erro.

Vermelho: funções exclusivas para SA-MP. Depende do que você quer editar, e depende de cada GM (Gamemode).

Nota: se você não é scripter e mapeia para algum servidor, passe o .pwn para o scripter encarregado que ele colocará para você, se você por acaso é scripter, possivelmente sabe o que fazer.

Azul escuro: Desfaz a ação, em outras palavras é uma "segunda chance" (ou terceira, quarta, quinta, quantas vezes precisar).

Verde fluorescente: limpa todas as modificações que você fez no mapa.

Azul claro: clique para inserir um objeto (por ID, ou por seleção na sua lista).

Amarelo: essa função duplica seu objeto.

Delete: infelizmente só funciona no SA-MP, serve para deletar coisas originais do jogo, mas você pode usar outros métodos pra remover um objeto, pode usar o MEd ou remover objetos por .dff e .col.

Roxo: Modo test (infelizmente só funciona com o SA-MP instalado).

Menu de informações dos objetos:
Nota: para abrir o menu mostrado abaixo, é só clicar duas vezes sobre algum objeto.
Imagem

Segue as cores:
Vermelho: informações do objeto, como o ID, nome do .DFF etc.

Azul: mostra o nome do .TXD do objeto, e abaixo as texturas do .TXD.

Roxo: mostra o ID do LOD do modelo e o nome dos arquivos de colisão do modelo. Veja exemplos de uso dessas funções aqui e aqui.

Outras informações:
Sobre o GTA Singleplayer:
Se for usar para o GTA normal, certifique-se de não ter o SA-MP instalado, pois o SA-MP adiciona objetos que o GTA não tem, então se você usar algum objeto do SA-MP, quando for tentar abrir o GTA Singleplayer o jogo irá crashar.
Nota: você pode querer adicionar objetos ao jogo, eu mesmo vivo fazendo isso, inclusive pego vários objetos do SA-MP, leia este tutorial e aprenda a fazer tal coisa.

SA-MP:
Caso for mapear no SA-MP, tenha o SA-MP instalado, pois como eu disse o SA-MP adiciona muitos objetos, como rampas, decorações etc. Com o SA-MP instalado as possibilidades de mapear são muito maiores!
 
Próxima parte

Não republique este tutorial! Se quiser compartilha-lo, use o link do fórum!
Tutorial exclusivo do fórum MixMods!

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 15 Abr 2018, 15:20
por Kyle
Ótimo tutorial. Me ajudou muito para realizar diversas edições :peepo6:

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 15 Abr 2018, 15:25
por Hadrian Fonseca
aaa

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 21 Abr 2018, 23:42
por Hadrian Fonseca
aaa

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 22 Abr 2018, 05:24
por Grinch_
muito bom tutorial você chegou aqui.mantem
 

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 22 Abr 2018, 05:58
por Junior_Djjr
Inan-Ahammad escreveu: muito bom tutorial você chegou aqui.mantem
Don't try to translate it, was impossible to understand :peepo6:

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 22 Abr 2018, 06:39
por Grinch_
Junior_Djjr escreveu:
Inan-Ahammad escreveu: muito bom tutorial você chegou aqui.mantem
Don't try to translate it, was impossible to understand :peepo6: 
lol,i thought it would be the same.nevermind.

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 22 Abr 2018, 21:29
por Hadrian Fonseca
Inan-Ahammad escreveu: muito bom tutorial você chegou aqui.mantem
aaaa

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 15:31
por Gabriel Farias
Olá, júnior, o link de download do Samp Map Editor no seu site não está funcionando :(.

Imagem:
Imagem

não é minha internet, pois todos os outros sites carregam e já tem comentários lá relatando o mesmo erro...

solução?

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 15:45
por ceec

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 15:58
por Gabriel Farias
Obrigado kkk

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 16:22
por Gabriel Farias
Outro erro  😐.

Imagem

tem algo haver com gráfico, mas minha placa de vídeo é atualizada...

edit:

tradução: Por favor, instale os drivers apropriados para o seu cartão graffic. O Google ajudará você a agilizar essa tarefa.

Ta tudo atualizado certinho.

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 16:26
por Pierre
Gabriel Farias escreveu: Outro erro 😐.

Imagem

tem algo haver com gráfico, mas minha placa de vídeo é atualizada...

edit:

tradução: Por favor, instale os drivers apropriados para o seu cartão graffic. O Google ajudará você a agilizar essa tarefa.

Ta tudo atualizado certinho.
provavelmente, tua placa de video não e suportada ou e um bug aleatorio

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 16:31
por Gabriel Farias
poxa, mas por que um simples editor de mapas da esses negócio e o GTA que é GTA não dá? 😓

mas valeu.

1. SA-MP Map Construction - Apresentação

Enviado: 10 Jun 2018, 16:59
por Pierre
Gabriel Farias escreveu: poxa, mas por que um simples editor de mapas da esses negócio e o GTA que é GTA não dá? 😓

mas valeu.
o gta foi feito pela rockstar para jogar(avá), esses programas foram feitos por outras pessoas para editar coisas originais do jogo