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2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 22 Abr 2018, 23:49
por Hadrian Fonseca
SA-MP Map Construction - Prática
Level Designer/Mapper

Antes de tudo, tenha como base o primeiro tutorial, ele é essencial para poder entender este. Vamos ao tutorial!
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1. Iniciando o programa
Abra o editor e clique em "Load", ignore o "Load with Colls" (já que nós vamos mapear e não mexer com colisões).

2. Começando a mapear
Assim que você carregar o mapa no editor, pressione e segure o botão direito do mouse e então arraste o mouse para mudar o ângulo da câmera. Para poder se locomover, pressione e segure o botão direito do mouse, em seguida use os botões de movimento (W, S, A, D) para que possa se mover. Mova-se pelo mapa de San Andreas até o local que deseja mapear.

Chegando lá, tenha em mente o que deseja fazer. Pesquise por objetos, tanto na lista de objetos, quanto em um site de IDs de objetos. Você também pode pegar um objeto direto do mapa, mas como faço isso? Veja o exemplo abaixo:
ExemploAbrir
"Quero uma barraquinha de Hot Dog, e sei onde tem uma no mapa do GTA", então vá até lá!
Chegando no local, siga os passos abaixo:

Imagem

Imagem

Onde está o nosso objeto? Dê uma olhada em sua lista de objetos...

Imagem
Nota: são 3 maneiras de adicionar objetos a sua lista, por ID, por pesquisa e esse último método que lhes ensinei.
Nota 2: lembram do site de IDs que falei ali atrás? Ele pode ser usado diretamente no "Insert Object", ao abrir o menu, coloque o ID do objeto desejado.
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Agora volte ao local que você deseja mapear, como exemplo, vou adicionar a barraquinha de Hot Dogs perto da casa da praia.
Chegando no local, vá na lista de objetos e de um clique no objeto que deseja adicionar no local (no meu caso é a barraquinha), clique mais ou menos no ponto do mapa em que você deseja colocar o objeto, depois clique em "Insert Object".
O objeto aparecerá no local em que você solicitou, veja a imagem abaixo:

Imagem

Minha barraquinha apareceu no local que eu cliquei, mas essa posição não está legal, então vamos mover ela!
Clique na aba "Movements" (marcada de vermelho na imagem acima).
Mova, rotacione, suba e desça quando vezes for necessário, até deixar o objeto na posição que deseja.
Nota: você pode clicar no objeto e arrastá-lo para onde você quiser usando o mouse (é uma forma mais rápida de mover o objeto, mas não é muito calculista). 

3. Mapa terminado
Pronto! Coloquei a barraquinha onde eu queria! Depois que acabar, salve o mapa, primeiro salve-o em .PWN clicando em "Show Code", depois use o Pawn 2 IPL, veja como usá-lo abaixo.
Nota: para o SA-MP, é necessário somente o .PWN, ignore o spoiler abaixo caso estiver mapeando para o SA-MP.
Salvando o mapa para o GTA SingleplayerAbrir
Imagem

Abra o Pawn2 IPL e clique no "Browse" de cima, selecione seu arquivo .pwn, depois clique no "Browse" de baixo e o exporte já convertido para IPL.
Para ser carregado no jogo, crie um .TXT no modloader e cole isso "IPL data\maps\nome_do_seu_arquivo.ipl", edite com o nome do seu arquivo e salve, pronto! Seu mapa está concluído!
Mapeando interioresAbrir
Como eu mapeio interiores? Onde eles vivem? O que comem?
Use o recurso "Camera View" da aba "Views" (caso dúvida, releia o tutorial anterior), em seguida use alguma lista de interiores para pegar as coordenadas (localização) e o ID de algum interior. Com as coordenadas, você irá até o interior desejado, usando o recurso "Camera View". Já o ID será usado para identificar seu interior, como é isso? Depois de ter convertido o .PWN em .IPL, abra-o com o bloco de notas. Edite as linhas dos objetos da seguinte forma: 

Código: Selecionar tudo

2911, dummy, 0, 200.562580, -235.270750, 0.793200, 0, 0, 0.57357644, -0.819152, -1

Código: Selecionar tudo

2911, dummy, 2, 200.562580, -235.270750, 0.793200, 0, 0, 0.57357644, -0.819152, -1
Note que troquei o "0" após o "dummy" por "2" (que é o ID do interior da barbearia).
Nota: se você não identificar o interior, as edições feitas não irão aparecer.
Nota 2: você deve fazer isso na linha de cada objeto adicionado.

Feito tudo isso, você pode instalar o mapa normalmente.
ExtraAbrir
Para organizar melhor seus mapas, você pode separá-los em um .PWN usando "//". Exemplo:

Código: Selecionar tudo

//Barbearia Exterior
...
//Barbearia Interior
Tudo que estiver na frente do "//" não será lido. Fica bem mais organizado hehe.

Conclusões: este tutorial foi um exemplo de como colocar a teoria do tutorial anterior em prática, o resto é com vocês. Vocês podem perceber que não usei nem metade das coisas citadas no tutorial anterior, tudo aquilo fica a critério de vocês usarem.
 
Não republique este tutorial! Se quiser compartilha-lo, use o link do fórum!
Tutorial exclusivo do fórum MixMods!

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 22 Abr 2018, 23:59
por Junior_Djjr
Nice, muito bem escrito :peepo6:

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 23 Abr 2018, 11:37
por Hadrian Fonseca
Junior_Djjr escreveu: Nice, muito bem escrito :peepo6:
Valeu men!  :herp:

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Abr 2018, 00:13
por Kyle
Hadrian Fonseca escreveu:
22 Abr 2018, 23:49
Pesquise por objetos, tanto na lista de objetos, quanto em um site de IDs de objetos.
Sugestão de um outro site para procurar os IDs dos objetos:
https://dev.prineside.com/gtasa_samp_model_id/

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 30 Abr 2018, 10:13
por Hadrian Fonseca
Vou colocar esse, valeu!

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 10 Jun 2018, 15:52
por Gabriel Farias
Hadrian Fonseca escreveu:
22 Abr 2018, 23:49
crie um .TXT no modloader e cole isso "IPL data\maps\nome_do_seu_arquivo.ipl", edite com o nome do seu arquivo e salve, pronto! Seu mapa está concluído!
Ótimo tutorial, Eu não entendi essa parte 😕 , você pode citar um exemplo?

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 10 Jun 2018, 17:14
por Pierre
Gabriel Farias escreveu:
Hadrian Fonseca escreveu:
22 Abr 2018, 23:49
crie um .TXT no modloader e cole isso "IPL data\maps\nome_do_seu_arquivo.ipl", edite com o nome do seu arquivo e salve, pronto! Seu mapa está concluído!
Ótimo tutorial, Eu não entendi essa parte 😕 , você pode citar um exemplo?  


crie um arquivo de texto e coloque na pasta do modloader>> gtasa/modloader/minhapasta/meuarquivo.txt (o procedimento padrão)
agora vá nesse arquivo criado e cole isso

IPL data\maps\nome_do_seu_arquivo.ipl 

Exemplo sobre isso :
IPL < .ipl
DATA < a pasta data
MAPS < a pasta maps dentro da pasta data
nome_do_seu_arquivo.ipl < O arquivo que você criou .ipl

ou seja, você está citando o nome do seu arquivo no modloader, para ele ser carregado

simplifiquei ate o obvio

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 10 Jun 2018, 17:32
por Gabriel Farias
Ah, eu vi .TXD, por isso fiquei confuso...

2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 08 Jul 2018, 18:38
por Gabriel Farias
Poxa, até hoje não consegui resolver o erro da placa de vídeo, simplesmente o jogo não abre e diz que minha placa não está atualizada, mas ja está tudo atualizado, nada resolve, o med até abre no meu PC mas é meio complicado, e não tem tutorial sobre aqui...

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Jul 2018, 11:11
por Hadrian Fonseca
Que estranho, eu nunca tive esse erro, você é a primeira pessoa que reclama sobre isso. Tenta mandar um "Report" pelo programa, ele a primeira parte pelo menos?

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Jul 2018, 14:43
por Junior_Djjr
Tente olhar nos comentários da MixMods, já vi outros relatando a mesma coisa mas não sei se alguém resolveu.

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Jul 2018, 15:53
por Kaneki-ken
Hadrian Fonseca escreveu:
22 Abr 2018, 23:49
SA-MP Map Construction - Prática
Level Designer/Mapper

Antes de tudo, tenha como base o primeiro tutorial, ele é essencial para poder entender este. Vamos ao tutorial!
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1. Iniciando o programa
Abra o editor e clique em "Load", ignore o "Load with Colls" (já que nós vamos mapear e não mexer com colisões).

2. Começando a mapear
Assim que você carregar o mapa no editor, pressione e segure o botão direito do mouse e então arraste o mouse para mudar o ângulo da câmera. Para poder se locomover, pressione e segure o botão direito do mouse, em seguida use os botões de movimento (W, S, A, D) para que possa se mover. Mova-se pelo mapa de San Andreas até o local que deseja mapear.

Chegando lá, tenha em mente o que deseja fazer. Pesquise por objetos, tanto na lista de objetos, quanto em um site de IDs de objetos. Você também pode pegar um objeto direto do mapa, mas como faço isso? Veja o exemplo abaixo:
ExemploAbrir
"Quero uma barraquinha de Hot Dog, e sei onde tem uma no mapa do GTA", então vá até lá!
Chegando no local, siga os passos abaixo:

Imagem

Imagem

Onde está o nosso objeto? Dê uma olhada em sua lista de objetos...

Imagem
Nota: são 3 maneiras de adicionar objetos a sua lista, por ID, por pesquisa e esse último método que lhes ensinei.
Nota 2: lembram do site de IDs que falei ali atrás? Ele pode ser usado diretamente no "Insert Object", ao abrir o menu, coloque o ID do objeto desejado.
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Agora volte ao local que você deseja mapear, como exemplo, vou adicionar a barraquinha de Hot Dogs perto da casa da praia.
Chegando no local, vá na lista de objetos e de um clique no objeto que deseja adicionar no local (no meu caso é a barraquinha), clique mais ou menos no ponto do mapa em que você deseja colocar o objeto, depois clique em "Insert Object".
O objeto aparecerá no local em que você solicitou, veja a imagem abaixo:

Imagem

Minha barraquinha apareceu no local que eu cliquei, mas essa posição não está legal, então vamos mover ela!
Clique na aba "Movements" (marcada de vermelho na imagem acima).
Mova, rotacione, suba e desça quando vezes for necessário, até deixar o objeto na posição que deseja.
Nota: você pode clicar no objeto e arrastá-lo para onde você quiser usando o mouse (é uma forma mais rápida de mover o objeto, mas não é muito calculista). 

3. Mapa terminado
Pronto! Coloquei a barraquinha onde eu queria! Depois que acabar, salve o mapa, primeiro salve-o em .PWN clicando em "Show Code", depois use o Pawn 2 IPL, veja como usá-lo abaixo.
Nota: para o SA-MP, é necessário somente o .PWN, ignore o spoiler abaixo caso estiver mapeando para o SA-MP.
Salvando o mapa para o GTA SingleplayerAbrir
Imagem

Abra o Pawn2 IPL e clique no "Browse" de cima, selecione seu arquivo .pwn, depois clique no "Browse" de baixo e o exporte já convertido para IPL.
Para ser carregado no jogo, crie um .TXT no modloader e cole isso "IPL data\maps\nome_do_seu_arquivo.ipl", edite com o nome do seu arquivo e salve, pronto! Seu mapa está concluído!
Mapeando interioresAbrir
Como eu mapeio interiores? Onde eles vivem? O que comem?
Use o recurso "Camera View" da aba "Views" (caso dúvida, releia o tutorial anterior), em seguida use alguma lista de interiores para pegar as coordenadas (localização) e o ID de algum interior. Com as coordenadas, você irá até o interior desejado, usando o recurso "Camera View". Já o ID será usado para identificar seu interior, como é isso? Depois de ter convertido o .PWN em .IPL, abra-o com o bloco de notas. Edite as linhas dos objetos da seguinte forma: 

Código: Selecionar tudo

2911, dummy, 0, 200.562580, -235.270750, 0.793200, 0, 0, 0.57357644, -0.819152, -1

Código: Selecionar tudo

2911, dummy, 2, 200.562580, -235.270750, 0.793200, 0, 0, 0.57357644, -0.819152, -1
Note que troquei o "0" após o "dummy" por "2" (que é o ID do interior da barbearia).
Nota: se você não identificar o interior, as edições feitas não irão aparecer.
Nota 2: você deve fazer isso na linha de cada objeto adicionado.

Feito tudo isso, você pode instalar o mapa normalmente.
ExtraAbrir
Para organizar melhor seus mapas, você pode separá-los em um .PWN usando "//". Exemplo:

Código: Selecionar tudo

//Barbearia Exterior
...
//Barbearia Interior
Tudo que estiver na frente do "//" não será lido. Fica bem mais organizado hehe.

Conclusões: este tutorial foi um exemplo de como colocar a teoria do tutorial anterior em prática, o resto é com vocês. Vocês podem perceber que não usei nem metade das coisas citadas no tutorial anterior, tudo aquilo fica a critério de vocês usarem.
 
Não republique este tutorial! Se quiser compartilha-lo, use o link do fórum!
Tutorial exclusivo do fórum MixMods!

E com objetos adicionados?

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Jul 2018, 15:54
por Junior_Djjr
Qual o sentido de dar citação no tutorial inteiro para fazer uma pergunta? :peepo1:

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Jul 2018, 16:03
por Kaneki-ken
Junior_Djjr escreveu:
26 Jul 2018, 15:54
Qual o sentido de dar citação no tutorial inteiro para fazer uma pergunta? :peepo1:

Drogas de mais ...juniior sei que aqui não é o lugar mais aproveitando ,as luzes de traz dos carros ficam sempre acesa a noite? Não tem como corrigir?acho estranho pois quando freia a textura não muda? T correção?

Re: 2. SA-MP Map Construction - Prática

Enviado: 26 Jul 2018, 16:04
por Junior_Djjr
Kaneki-ken escreveu:
26 Jul 2018, 16:03
Junior_Djjr escreveu:
26 Jul 2018, 15:54
Qual o sentido de dar citação no tutorial inteiro para fazer uma pergunta? :peepo1:

Drogas de mais ...juniior sei que aqui não é o lugar mais aproveitando ,as luzes de traz dos carros ficam sempre acesa a noite? Não tem como corrigir?acho estranho pois quando freia a textura não muda? T correção? 
ImVehFt