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[GTA-PS2] Veículos

Enviado: 27 Dez 2018, 10:08
por Daniel69
Índice de tutoriais

ATUALIZADO! Adicionei mais uma etapa de conversão para evitar conflitos de instância.

1. A documentação mais aguardada para o PS2

A espera acabou! Tá na hora de jogar aquele Fusquinha Fixa tunado de 20mb PC fraco, agora no seu PS2!
Sim pessoal, chegamos a parte mais procurada para o modding de PS2. Veículos!

1.1. Você foi enganado por mais de uma década!

Depois de 14 fucking anos de existência da versão de PS2 do GTA San Andreas, NENHUM modder conseguiu substituir veículos originais do jogo, não existiu nenhuma explicação concreta do porque não tínhamos a opção de modificar veículos no jogo. Bem que alguns YouTubers e "especialistas" (que vocês conhecem bem), jogaram nos nossos ouvidos todos esses anos uma suposta "limitação" que o PS2 tem, que não permite a subtituição de veículos, etc. Ou pior, alguns até criaram versões fake para ganhar seguidores injustamente. Porém nenhum deles conseguiu provar isto ou teve o mínimo de esforço em explicar o porquê.

Essa é uma dica para qualquer coisa na sua vida, antes que te falem algo, procure sempre pesquisar e ver se é realmente isso. Essa mentira criada por YouTubers sensacionalistas foi cultivada por mais de 10 anos. Sendo que é algo que está sendo desmistificado neste post, neste tutorial. E sim, é o mesmo jogo, o mesmo GTA San Andreas que vocês acreditaram que
era "limitado".

E com todos esses tutoriais estou provando o contrário, O PS2 tem sim potencial, e não é tão limitado quanto te disseram!

1.2. Desmistificando

Depois de um longo papo com o app(The Hero), o criador do famoso SkyGfx, e detentor de uma incrível documentação sobre a Engine Gráfica dos GTA's da Era 3D (a RenderWare), o mesmo acabou por embarcar em uma ferramenta sua já existente, o ConvDFF, o conversor de modelos do PS2. E agora, eu (Daniel69) criei o método correto de substituição dos veículos, então, fique com o tutorial mais esperado para o GTA de PS2!

2. O grande tutorial!

Primeiramente e obviamente, você precisa ter os arquivos .dff e .txd e as linhas de configuração, caso necessário.

Converta o .txd para PS2, como visto em texturas

Renomeie o .dff original para um nome de preferência, eu sempre uso "pc" como sufixo.
Ex: bf400.dff---> bf400pc.dff

Coloque o convdff.exe na pasta do veículo que deseja converter

Abra o prompt de comando do seu computador e se dirija a pasta do veículo
Ex: cd C:/Users/Daniel69/Desktop/Volkswagen Celta 2022 PC FRACO

Após isto, você precisa "desmontar" o arranjo que faz com que o veículo seja de PC, evita crashes, principalmente no console.  Para fazer o comando, execute: 
convdff -u --PS2SAcar original.dff convertido.dff
Ex: convdff -u --PS2SAcar bf400orig.dff bf400pc.dff

Agora iremos converter o veículo em si, para isso temos dois métodos:

Malha original(RECOMENDADO)Abrir
Esse método de conversão preserva a formação da malha da mesma forma que o PC, que apesar de ser mais eficiente, pesa um pouco mais no processamento (é quase imperceptível, mas existe), porém é mais estável que a técnica de tristrip:

Execute o comando para converter o veículo: convdff -o ps2 -i --PS2SAcar original.dff convertido.dff
Ex: convdff-o ps2 -i --PS2SAcar bf400pc.dff bf400.dff

Tristrip(MUITO RECOMENDADO)Abrir
Esse método de conversão converte a malha original em uma malha de tristrip, que é um formato mais antigo, porém o PS2 consegue processá-lo de maneira mais rápida, em contrapartida, é incompatível com alguns poucos modelos, mas na ultima atualização a geração de tristrip se tornou muito mais estável.

Execute o comando para converter o veículo: convdff -s -o ps2 -i --PS2SAcar original.dff convertido.dff
Ex: convdf -s -o ps2 -i --PS2SAcar bf400pc.dff bf400.dff


Terminamos...? Claro que não.
Agora que terminamos a conversão do modelo, precisamos converter a colisão, já que o ps2 usa um sistema de colisão mais simples
que a versão do PC.

Abra o COL Editor, e arraste o modelo convertido, nesse caso, o bf400.dff

Aperte Ctrl+S e salve como um novo novo COL, nesse csso eu vou salvar como bf400.col

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Vá em edit--> Batch Conversion--> Add... e em "output version", marque a caixa COL1. Por ultimo clique em OK

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Agora precisamos remover o header que identifica o COL de dentro do arquivo, para isso usaremos o HxD Editor

Abra o arquivo usando o HxD, remova o header e salve.
Isso é o header:

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Agora precisamos incorporar o novo COL ao modelo, com ajuda do RWAnalyze

Abra o .dff convertido

Lá em baixo, procure a seção que contém o COL, geralmente é a última, mas você terá total certeza ao ver "COL3" no início da caixa do hex code

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Então, importe o arquivo, salve o .dff e seu veículo está convertido!!!

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Agora só instale o veículo no gta3.img e gta3_1.img e seja feliz(ou não).

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TUTORIAL EM VÍDEO!!!!!!
(Agradecimentos a ArTuRMV pelo vídeo, sério, vai quebrar o galho pra muita gente que não entendeu o tutorial escrito.)


Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 27 Dez 2018, 10:59
por VINICIAAO
Onde eu Acho o 'convdff.exe'

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 27 Dez 2018, 11:34
por Daniel69
VINICIAAO escreveu:
27 Dez 2018, 10:59
Onde eu Acho o 'convdff.exe'
Tem no índice de tutoriais um lista com todos os links

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 27 Dez 2018, 11:39
por OjTrue
VINICIAAO escreveu:
27 Dez 2018, 10:59
Onde eu Acho o 'convdff.exe'
Uma pesquisa rápida para achar o "link" no google resolve, meu caro :peepo1:

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 07 Abr 2019, 19:21
por ArTuRMV
Meu deus, finalmente isso deixou de ser um mito! Também sou um entusiasta do mods no ps2 e como eu me frustei durante esses anos todos com tanto fake por ai, obrigado por compartilhar tamanha informação!
Então, eu segui o tutorial testando na versão americana e européia em carros e motos low poly, porém sem sucesso dando erro na hora de carregar o jogo ou sair da casa, eu fiquei com dúvida de qual é o comando certo para converter o DFF com o convdff, pois primeiramente é mostrado o comando e depois um exemplo, mas o primeiro n tem o "-s" e o exemplo tem.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 09 Abr 2019, 21:17
por ArTuRMV
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 16 Abr 2019, 08:16
por PeepChave
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 16 Abr 2019, 10:08
por Daniel69
PeepChave escreveu:
16 Abr 2019, 08:16
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado.
De preferencia o IMG Manager, mas os piscados são normais, depende do modelo

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 16 Abr 2019, 20:45
por ArTuRMV
Daniel69 escreveu:
16 Abr 2019, 10:08
PeepChave escreveu:
16 Abr 2019, 08:16
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado.  
De preferencia o IMG Manager, mas os piscados são normais, depende do modelo  
Eu uso o IMG Manage. Pelo que entendi quando isso acontece é por ter alguma textura mal configurada (no modelo) ou está sem textura, isso dá direto quando exporto um veículo sem nenhuma textura.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 22 Abr 2019, 18:27
por PeepChave
ArTuRMV escreveu:
16 Abr 2019, 20:45
Daniel69 escreveu:
16 Abr 2019, 10:08
PeepChave escreveu:
16 Abr 2019, 08:16
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado. 
De preferencia o IMG Manager, mas os piscados são normais, depende do modelo 
Eu uso o IMG Manage. Pelo que entendi quando isso acontece é por ter alguma textura mal configurada (no modelo) ou está sem textura, isso dá direto quando exporto um veículo sem nenhuma textura. 
Poderia postar o link do fusca que você usou? tentei com uns 3, mas nenhum deu certo, todos bugando a textura haha.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 23 Abr 2019, 15:23
por Junior_Djjr
Seria massa passar ele, eu poderia incluir no post dele na MixMods.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 23 Abr 2019, 22:08
por ArTuRMV
Bem, eu vou compartilhar todos os carros que converti até então. Desculpe se não coloquei aqui os autores originais, pois baixei de diversos lugares e me perdi com os links, assim que encontrar eu vou atualizar esse post. A oppressor mk2 foi um experimento que fiz para tentar portar carros high-poly, porém está sem textura. A viatura da PM causa slow down devida a alta quantidade de polígonos (se passar de 600kb pode começar a dar lag no jogo), então apenas instale para testar pq uma hora ou outra fica injogável.

 

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 11 Jul 2019, 21:55
por JDanielzS
Passei meses de 2017 procurando uma forma de colocar mods de veículos no ps2, porem minha falta de conhecimento na área (e também aquela velha história de que o ps2 era limitado) me fez desistir, mas agora que tive conhecimento desse texto, me surgiu uma alegria, vou deixar a preguiça de lado e começar a fazer os testes, não sou modder, mas apenas uma pessoa curiosa!

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 11 Jul 2019, 23:30
por Daniel69
JDanielzS escreveu:
11 Jul 2019, 21:55
Passei meses de 2017 procurando uma forma de colocar mods de veículos no ps2, porem minha falta de conhecimento na área (e também aquela velha história de que o ps2 era limitado) me fez desistir, mas agora que tive conhecimento desse texto, me surgiu uma alegria, vou deixar a preguiça de lado e começar a fazer os testes, não sou modder, mas apenas uma pessoa curiosa!
Muito bom mano! Essas desculpas e falta de conhecimento quase me fizeram desistir também, mas ainda bem que isso não aconteceu, e espero que você também possa contribuir ao modding de alguma forma no futuro, seja próximo ou distante.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 12 Jul 2019, 05:44
por JDanielzS
Daniel69 escreveu:
11 Jul 2019, 23:30
JDanielzS escreveu:
11 Jul 2019, 21:55
Passei meses de 2017 procurando uma forma de colocar mods de veículos no ps2, porem minha falta de conhecimento na área (e também aquela velha história de que o ps2 era limitado) me fez desistir, mas agora que tive conhecimento desse texto, me surgiu uma alegria, vou deixar a preguiça de lado e começar a fazer os testes, não sou modder, mas apenas uma pessoa curiosa!
Muito bom mano! Essas desculpas e falta de conhecimento quase me fizeram desistir também, mas ainda bem que isso não aconteceu, e espero que você também possa contribuir ao modding de alguma forma no futuro, seja próximo ou distante.
Tentarei, em breve, refazer um mod que fiz a um tempo atrás, mas infelizmente perdi o arquivo, que no caso era uma honda tornado, que construi com base no chassi e partes originais da sanchez, o mod não era muito detalhado,porém era bem leve (tomara que eu ainda saiba usar o zmodeller, hehe)