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[GTA-PS2] Veículos

Enviado: 27 Dez 2018, 10:08
por DanielSantos
Índice de tutoriais


1. Você foi enganado por mais de uma década!

Mesmo com 14  anos de existência e uma comunidade ativa durante muitos anos, NENHUM modder conseguiu substituir veículos originais do jogo na versão de Playstation 2 do GTA San Andreas, não existiu nenhuma explicação concreta do porque não tínhamos a opção de modificar veículos no jogo. Bem que alguns youtubers e "especialistas", jogaram nos nossos ouvidos todos esses anos uma suposta "limitação" que o PS2 tem, que não permite a substituição de veículos, etc. Ou pior, alguns até criaram versões fake para ganhar seguidores injustamente (Beloto que o diga). Porém nenhum deles conseguiu provar isto ou teve o mínimo de esforço em explicar o porquê.

Essa é uma dica para qualquer coisa na sua vida, antes que te falem algo, procure sempre pesquisar e ver se é realmente isso. Essa inverdade criada por falsos especialistas foi cultivada por mais de 10 anos. E este texto aqui vai quebrar esse ciclo, neste tutorial. E sim, é o mesmo jogo, o mesmo GTA San Andreas no mesmo Playstation 2, que vocês acreditaram que era "impossível".

E com todos esses tutoriais estou provando o contrário, O PS2 tem sim potencial, e não é tão limitado quanto te disseram!

1.1. Desmistificando

Depois de um longo papo com o app(The Hero), o criador do famoso SkyGfx, e detentor de uma incrível documentação sobre a Engine dos GTA's da Era 3D (a RenderWare), o mesmo acabou por embarcar em uma ferramenta sua já existente, o Renderware File Converter, um conversor de modelos para o PS2. E agora, eu (Daniel Santos) criei o método correto de substituição dos veículos, então, fique com o tutorial mais esperado para o GTA de PS2!

2. Tutorial

Primeiramente e obviamente, você precisa ter os arquivos .dff e .txd e as linhas de configuração, caso necessário.

Converta o arquivo .txd para o formato do PS2, aqui está um tutorial sobre conversão de texturas: [PS2] Texturas

Agora

Agora iremos converter o veículo em si, para isso temos dois métodos:

Malha original(RECOMENDADO)Abrir
Esse método de conversão preserva a formação da malha da mesma forma que o PC, que apesar de ser mais eficiente, pesa um pouco mais no processamento (é quase imperceptível, mas existe), porém é mais estável que a técnica de tristrip:

Execute o comando para converter o veículo: convdff -o ps2 -i --PS2SAcar original.dff convertido.dff
Ex: convdff-o ps2 -i --PS2SAcar bf400pc.dff bf400.dff

Tristrip(MUITO RECOMENDADO)Abrir
Esse método de conversão converte a malha original em uma malha de tristrip, que é um formato mais antigo, porém o PS2 consegue processá-lo de maneira mais rápida, em contrapartida, é incompatível com alguns poucos modelos, mas na ultima atualização a geração de tristrip se tornou muito mais estável.

Execute o comando para converter o veículo: convdff -s -o ps2 -i --PS2SAcar original.dff convertido.dff
Ex: convdf -s -o ps2 -i --PS2SAcar bf400pc.dff bf400.dff


Terminamos...? Claro que não.
Agora que terminamos a conversão do modelo, precisamos converter a colisão, já que o ps2 usa um sistema de colisão mais simples
que a versão do PC.

Abra o COL Editor, e arraste o modelo convertido, nesse caso, o bf400.dff

Aperte Ctrl+S e salve como um novo novo COL, nesse csso eu vou salvar como bf400.col

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Vá em edit--> Batch Conversion--> Add... e em "output version", marque a caixa COL1. Por ultimo clique em OK

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Agora precisamos remover o header que identifica o COL de dentro do arquivo, para isso usaremos o HxD Editor

Abra o arquivo usando o HxD, remova o header e salve.
Isso é o header:

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Agora precisamos incorporar o novo COL ao modelo, com ajuda do RWAnalyze

Abra o .dff convertido

Lá em baixo, procure a seção que contém o COL, geralmente é a última, mas você terá total certeza ao ver "COL3" no início da caixa do hex code

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Então, importe o arquivo, salve o .dff e seu veículo está convertido!!!

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Agora só instale o veículo no gta3.img e gta3_1.img e seja feliz(ou não).

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TUTORIAL EM VÍDEO!!!!!!
(Agradecimentos a ArTuRMV pelo vídeo, sério, vai quebrar o galho pra muita gente que não entendeu o tutorial escrito.)


Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 27 Dez 2018, 10:59
por VINICIAAO
Onde eu Acho o 'convdff.exe'

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 27 Dez 2018, 11:34
por DanielSantos
VINICIAAO escreveu:
27 Dez 2018, 10:59
Onde eu Acho o 'convdff.exe'
Tem no índice de tutoriais um lista com todos os links

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 27 Dez 2018, 11:39
por OjTrue
VINICIAAO escreveu:
27 Dez 2018, 10:59
Onde eu Acho o 'convdff.exe'
Uma pesquisa rápida para achar o "link" no google resolve, meu caro :peepo1:

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 07 Abr 2019, 19:21
por ArTuRMV
Meu deus, finalmente isso deixou de ser um mito! Também sou um entusiasta do mods no ps2 e como eu me frustei durante esses anos todos com tanto fake por ai, obrigado por compartilhar tamanha informação!
Então, eu segui o tutorial testando na versão americana e européia em carros e motos low poly, porém sem sucesso dando erro na hora de carregar o jogo ou sair da casa, eu fiquei com dúvida de qual é o comando certo para converter o DFF com o convdff, pois primeiramente é mostrado o comando e depois um exemplo, mas o primeiro n tem o "-s" e o exemplo tem.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 09 Abr 2019, 21:17
por ArTuRMV
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 16 Abr 2019, 08:16
por PeepChave
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 16 Abr 2019, 10:08
por DanielSantos
PeepChave escreveu:
16 Abr 2019, 08:16
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado.
De preferencia o IMG Manager, mas os piscados são normais, depende do modelo

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 16 Abr 2019, 20:45
por ArTuRMV
Daniel69 escreveu:
16 Abr 2019, 10:08
PeepChave escreveu:
16 Abr 2019, 08:16
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado.  
De preferencia o IMG Manager, mas os piscados são normais, depende do modelo  
Eu uso o IMG Manage. Pelo que entendi quando isso acontece é por ter alguma textura mal configurada (no modelo) ou está sem textura, isso dá direto quando exporto um veículo sem nenhuma textura.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 22 Abr 2019, 18:27
por PeepChave
ArTuRMV escreveu:
16 Abr 2019, 20:45
Daniel69 escreveu:
16 Abr 2019, 10:08
PeepChave escreveu:
16 Abr 2019, 08:16
ArTuRMV escreveu:
09 Abr 2019, 21:17
Consegui portar um fusca! E ta funcionando super bem.

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Qual IMG Editor vc usou pra substituir a textura/modelo do veículo? Usei o IMG Factory no meu, mas todos carros que adiciono ficam com bug gráfico, carro mudando de cor/textura in-game infinitamente, não sei se estou fazendo algo de errado. 
De preferencia o IMG Manager, mas os piscados são normais, depende do modelo 
Eu uso o IMG Manage. Pelo que entendi quando isso acontece é por ter alguma textura mal configurada (no modelo) ou está sem textura, isso dá direto quando exporto um veículo sem nenhuma textura. 
Poderia postar o link do fusca que você usou? tentei com uns 3, mas nenhum deu certo, todos bugando a textura haha.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 23 Abr 2019, 15:23
por Junior_Djjr
Seria massa passar ele, eu poderia incluir no post dele na MixMods.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 23 Abr 2019, 22:08
por ArTuRMV
Bem, eu vou compartilhar todos os carros que converti até então. Desculpe se não coloquei aqui os autores originais, pois baixei de diversos lugares e me perdi com os links, assim que encontrar eu vou atualizar esse post. A oppressor mk2 foi um experimento que fiz para tentar portar carros high-poly, porém está sem textura. A viatura da PM causa slow down devida a alta quantidade de polígonos (se passar de 600kb pode começar a dar lag no jogo), então apenas instale para testar pq uma hora ou outra fica injogável.

 

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 11 Jul 2019, 21:55
por JDanielzS
Passei meses de 2017 procurando uma forma de colocar mods de veículos no ps2, porem minha falta de conhecimento na área (e também aquela velha história de que o ps2 era limitado) me fez desistir, mas agora que tive conhecimento desse texto, me surgiu uma alegria, vou deixar a preguiça de lado e começar a fazer os testes, não sou modder, mas apenas uma pessoa curiosa!

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 11 Jul 2019, 23:30
por DanielSantos
JDanielzS escreveu:
11 Jul 2019, 21:55
Passei meses de 2017 procurando uma forma de colocar mods de veículos no ps2, porem minha falta de conhecimento na área (e também aquela velha história de que o ps2 era limitado) me fez desistir, mas agora que tive conhecimento desse texto, me surgiu uma alegria, vou deixar a preguiça de lado e começar a fazer os testes, não sou modder, mas apenas uma pessoa curiosa!
Muito bom mano! Essas desculpas e falta de conhecimento quase me fizeram desistir também, mas ainda bem que isso não aconteceu, e espero que você também possa contribuir ao modding de alguma forma no futuro, seja próximo ou distante.

Re: [GTA-PS2] Veículos (BETA)

Enviado: 12 Jul 2019, 05:44
por JDanielzS
Daniel69 escreveu:
11 Jul 2019, 23:30
JDanielzS escreveu:
11 Jul 2019, 21:55
Passei meses de 2017 procurando uma forma de colocar mods de veículos no ps2, porem minha falta de conhecimento na área (e também aquela velha história de que o ps2 era limitado) me fez desistir, mas agora que tive conhecimento desse texto, me surgiu uma alegria, vou deixar a preguiça de lado e começar a fazer os testes, não sou modder, mas apenas uma pessoa curiosa!
Muito bom mano! Essas desculpas e falta de conhecimento quase me fizeram desistir também, mas ainda bem que isso não aconteceu, e espero que você também possa contribuir ao modding de alguma forma no futuro, seja próximo ou distante.
Tentarei, em breve, refazer um mod que fiz a um tempo atrás, mas infelizmente perdi o arquivo, que no caso era uma honda tornado, que construi com base no chassi e partes originais da sanchez, o mod não era muito detalhado,porém era bem leve (tomara que eu ainda saiba usar o zmodeller, hehe)