[GTA-PS2] Introdução PT-BR
Enviado: 14 Dez 2018, 09:03
Finalmente, depois de anos, o primeiro guia completo contando com 13 capítulos mastigados, sobre Modding dos GTA's da era 3D para o Playstation 2!
Tutoriais e documentação: Daniel69
Texto, montagem e imagens: JOOj
Índice
1. Introdução
2. Arquivos .GXT
3. Texturas
4. Modelos
5. Player
6. Veículos
7. Anims
8. Peds
9. Mapas
10. Armas
11. Scripts
12. Pasta Data
13. Modificando o código do jogo #1 - IDA Pro e Hex Swapping
14. Modificando o código do jogo #2 | PS2SDK e criação de .asi
15. Sons SFX
16. Sons STREAM
17. Compilando seu GTA
Introdução
1. Nossos primórdios
Depois de anos de muitas edições de péssimos (porém até engraçados) GTA's modificados para PS2, finalmente estaremos entrando com um tutorial aprofundado sobre a modificação de muitas coisas que achávamos quase impossível de modificar nas versões de Playstation 2, onde geralmente a maioria das edições que encontramos é apenas o mesmo GTA com pouquíssimas texturas trocadas tanto do mapa quanto do player, veículos, etc. Coisas simples mesmo. Nunca víamos alteração de modelos (.dff), mapa (.ipl), scripts (o máximo que já vimos foram versões do GTA PTMG Edition, scripts para fazer com que o CJ voasse como o "GTA Superman", etc).
Depois de anos de muitas edições de péssimos (porém até engraçados) GTA's modificados para PS2, finalmente estaremos entrando com um tutorial aprofundado sobre a modificação de muitas coisas que achávamos quase impossível de modificar nas versões de Playstation 2, onde geralmente a maioria das edições que encontramos é apenas o mesmo GTA com pouquíssimas texturas trocadas tanto do mapa quanto do player, veículos, etc. Coisas simples mesmo. Nunca víamos alteração de modelos (.dff), mapa (.ipl), scripts (o máximo que já vimos foram versões do GTA PTMG Edition, scripts para fazer com que o CJ voasse como o "GTA Superman", etc).
1.1 Mas.... É difícil?
A resposta é: Tudo depende do quanto você vai se esforçar para isso.
Trabalhar com a engine do GTA é algo chato, sempre tem algo que nos surpreende enquanto fazemos uma coisa por mais que ela seja teoricamente simples. Temos que estar prontos a qualquer momento para lidar com crashes, bugs, e gastar MUITO tempo com isso. Porém, como qualquer outra coisa que você faça, você precisa se dedicar e estar focado nisso. Pensar sempre para qualquer coisa, "É isso mesmo que eu quero?". Lembre-se que é um estudo, e que não adianta você passar o olho nos textos sem saber o que está lendo, e sem tentar. Acredite, está tudo mastigadinho para vocês.
Se você acha que tem tudo isso para começar, o trabalho será muito mais fácil.
1.2 A receita do bolo
Antes de começarmos, temos alguns requisitos para passar pra vocês:
Requisitos Mínimos
(cada um agrupado em spoilers para caso precise falar de algum detalhe sobre o que você deve fazer com determinado programa)
.iso do GTA San Andreas de PS2
SpoilerAbrir
Para os tutoriais, usarei a versão 1.03 americana do GTA San Andreas, é a mais
documentada, e a mais estável principalmente na questão de modelos e alterações
no código do jogo. Portanto, baixe a .iso, depois de baixar, guarde em uma pasta separada
para melhor organização.
Download da ISO:
GTA SA NTSC 1.03
(O Download é confiável e livre de vírus)
documentada, e a mais estável principalmente na questão de modelos e alterações
no código do jogo. Portanto, baixe a .iso, depois de baixar, guarde em uma pasta separada
para melhor organização.
Download da ISO:
GTA SA NTSC 1.03
(O Download é confiável e livre de vírus)
7-Zip
SpoilerAbrir
Download 7-Zip
Extraia o conteúdo do game em outra pasta, para isso eu usarei
o 7-zip, que é um poderoso gerenciador de arquivos comprimidos e bem melhor que o WinRar.
Clique com o botão direito no arquivo e selecione Extract.
A pasta que usarei como destino é a segunda que eu criei (GTA Extracted).
Uma dica é salvar as modificações em uma pasta separada e junta-las apenas depois, para que você
não se enrole todo na hora de conferir mods grandes.
Com isso teremos nosso GTA aberto e decompilado para modificações, e poderemos dar início aos
nossos trabalhos.
É hora de tirar o PS2 da gaveta!
Depois de ler essa introdução, e você achar que realmente está pronto para começar a trabalhar com Modding para PS2 fique atento ao Fórum, com o tempo vamos estar postando os tutoriais e iremos associar eles na aba índice desse post.
Sinta-se livre para tirar dúvidas e postar seus trabalhos para essa nova (nova?) plataforma para o modding de GTA. Estamos muito ansiosos para ver os trabalhos excelentes que podem vir com o início dos estudos de vocês. Qualquer coisa estamos a disposição!
Nós vamos acabar fazendo uma versão em inglês desses ensinamentos para expandir ainda mais o acesso de todos para este tutorial.
(Caso você tenha interesse em ajudar com a tradução, ou com alguma outra coisa entre em contato com Daniel69)
Desejamos a todos bons estudos!
Links de programas:
ConvDFF
HxD HEX Editor
RWAnalyze
COL Editor
IMG Manager
TXD Magic
DKZ Studio
Sony CD_DVD-ROM Generator 2.0.1
X-GXT Editor
PS2 Code Injector