Página 1 de 1

[Estudo de cores] Aula 1 - RGB e CYMK

Enviado: 16 Ago 2018, 13:56
por Victor_Troquetti
- Aula1 - Aula2 - Aula3

RGB e CYMK
As cores são mais importantes do que muitas pessoas imaginam quando o assunto é design gráfico, muitas das vezes as cores usadas em uma imagem importa mais que o resto da composição dessa imagem, a cor e o principal fator para tornar uma arte agradável ao olhar e isso é muito importante.

Começando a falar sobre os modos de cores existentes no mundo digital, os dois mais conhecidos são RGB e CMYK que são dois modos de combinar cores para obtermos todas as outras cores.


Imagem
O RGB (Red, Green e Blue), combinam essas três cores para criar outras, podemos também alcançar tons de claro e escuro com o preto e branco, a mistura de todas as 3 cores resulta no branco e a falta delas resulta no preto. O RGB é o método mais voltado a telas digitais, como computadores e celulares.


Imagem
O CYMK (Cyan, Magenta, Yellow e Key) usam essas cores para criar a variações de tons, porem possui mais limitações de cores comparado ao RGB, é mais utilizado em materiais impressos. essas cores estão presentes nos cartuxos de tinta de algumas impressoras. Ao contrario do RGB, o valor zerado resulta em branco e o máximo resulta preto, mas não no preto máximo, para obter o preto máximo, precisamos adicionar o "K".



É preciso ter uma noção disso, pois se você precisa imprimir uma arte, exemplo um cartão de visita, você precisa estar ciente dessas limitações do CYMK, cores muito saturadas não podem ser imprimidas com as cores fieis feitas no RGB.

É bom lembrar que quando o assunto é impressão, as medidas são diferentes, as medidas digitais são chamadas de PPI (Pixels Per Inch "Pixels em um arquivo digital") e a impressa é chamada de DPI (Dots per inch "Pontos de tinta no papel").

Re: [Estudo de cores] Aula 1 - RGB e CYMK

Enviado: 16 Ago 2018, 16:49
por Junior_Djjr
Gosto de imaginar RGB como cor de luz; adição (as misturas levantam o brilho), enquanto CYMK é subtração (as misturas abaixam o brilho).

Re: [Estudo de cores] Aula 1 - RGB e CYMK

Enviado: 16 Ago 2018, 21:24
por Victor_Troquetti
Exatamente isso kkk o CYMK como se fosse um papel, e vc ir adicionando tintas...

Re: [Estudo de cores] Aula 1 - RGB e CYMK

Enviado: 02 Set 2018, 21:25
por LucasCelli
Caramba como eu amo tópicos assim...  :peepo3:

Re: [Estudo de cores] Aula 1 - RGB e CYMK

Enviado: 03 Set 2018, 12:10
por Victor_Troquetti
Num é mano, eu tbm gosto, kd os designers pra movimentarem esse forum, lotar de arte nessa caraia