Página 1 de 1

Como aprimorar minhas habilidades em escrever cleo scripts?

Enviado: 14 Set 2019, 05:53
por Anjinho green_eyes
Desejo tanto chegar nos levels dos grandes como: Link/2012, Silent, Junior Djjr e entre outros.
Acredito profundamente que tudo tem um princípio excepto Deus, será que há um princípio que todos esses grandes seguiram pra antiguir esses levels de habilidades e que consequentemente eu também tenho que seguir?

Re: Como aprimorar minhas habilidades em escrever cleo scripts?

Enviado: 14 Set 2019, 10:21
por nadalao
quando eu comecei a fazer esses mods eu tinha uma dúvida parecida, até criei um tópico.

Agora que sei mais de gta3script eu posso falar: eu aprendi muito tentando fazer. Se você assim como eu não conhecia nenhuma outra linguagem de programação, o desafio inicial é entender a lógica de programar, condições, loops e etc... comecei a fazer mods porque já tinha em mente um pra fazer e eu pensava em aprender cleo só pra fazer esse mod (que era mais um mod genérico de lendas wtf). Então nem tinha terminado o tutorial e já tinha começado o mod, o ruim disso foi que boa parte das minhas dúvidas eram respondidas no próprio tutorial, ele ajuda muito.

Recomendo que faça o seguinte, comece fazendo um mod simples mas de seu interesse, não da pra aprender tudo a partir de tutoriais, então pergunte aqui no fórum quando estiver empacado.

Realmente não da pra aprender as coisas muito rápido, ninguém chega no nível desses caras que você citou rapidamente (nem eles), eles levaram anos pra chegar no nível que estão.

Re: Como aprimorar minhas habilidades em escrever cleo scripts?

Enviado: 14 Set 2019, 11:13
por DanielSantos
Só se aprende praticando, tem as excessões, claro, mas esse é o "segredo".

Re: Como aprimorar minhas habilidades em escrever cleo scripts?

Enviado: 14 Set 2019, 11:48
por FilipeS
Com bastante atenção, isso inclui ler os tutoriais mais de uma vez, quando você não entende algo, sempre releia, pois é isso que você deverá fazer SEMPRE em seus scripts, enquanto digita, tenha total atenção ao o que você quer fazer, não ouça musicas, não se distraia no celular, de preferencia, sempre programe desconectado da internet, a menos que seja necessário. Procure otimizar seus scripts reduzindo o numero de linhas ou arquivos quando for preciso, muitas vezes você não sabe a proporção que ele ira tomar, no meu caso por exemplo, eu só estava testando uma animação de algemar que eu acabei criando uma função pra algemar pedestres, logo introduzi um menu, e quando me dei conta, tava criando um puta mod de policial com já 6 mil linhas. Quanto maior seus scripts, mais difícil será para achar problemas se você não tiver feito um bom debug dele. 

Use a logica, por mais difícil de compreender que o computador irá ler tudo num piscar de olhos, não precisa checar a mesma condição varias vezes pra ter certeza, ou uma dentro da outra, isso leva ao crescimento desnecessário do seu mod e ate pode anular a condição inicial, causando um problema quase invisível..

Força de vontade, se você tá motivado a fazer um mod, no que com um tempo, vem uns scripts na sua cabeça e tu fica muito hypado pra fazer, aproveite ao máximo este momento, pois quando você achar um obstáculo,você pode perder essa força de vontade e ficar entre, parar ou continuar até um ponto que ele esteja sem problemas mas incompleto.. Isso é desanimador, o que eu faço quando isso acontece é simplesmente parar, esperar um tempo no que é extremamente importante para refletir como driblar o obstáculo e recuperar a vontade.