[Procura] F1 Challenge 99-02 (Mod Fix)
Enviado: 15 Mai 2022, 23:33
English counterpart: HERE
Bom, primeiro gostaria de começar fazendo uma pergunta importante: Esses ASI loaders teoricamente funcionam em qualquer jogo codado nativamente para o Windows (em C/C++)?
Se sim, seria muito bom se alguém que goste de jogos de corrida/sim racing e tenha alguma curiosidade para dar uma "olhada" nesse jogo.
F1 Challenge 99-02 é um jogo desenvolvido pela ISI (que reusou a engine no rFactor 1) e publicado pela EA aonde o jogador pode jogar as temporadas de 1999 à 2002 da Formula 1. Exemplo:
Durante os anos 2000 e parte de 2010 a comunidade modder foi bem ativa, mesmo com o lançamento do "sucessor espiritual" dele, o rFactor 1, e de outros jogos de corrida. Muito por ter funcionalidades que os outros não tinham (chuva ou mesmo melhor suporte pra controles normals - não-volantes). Porém um grande defeito da comunidade modder do jogo na época era a sua toxicidade (que lembra a do GTA Forums). Inclusive perdi um grupo no Facebook na época por sacanagem de uma panela que não queria perder o posto de "grupo oficial de modding do F1C" lá na rede do Zuck. Fora que os caras eram muito melindrados com esse negócio de criar mods derivados, mesmo dando créditos tinha muita gente que não gostava de compartilhar, e isso ia minando e frustrando qualquer tentativa de fazer algo diferente.
Muito por esse tipo de mente fechada o modding pro F1C foi se esvaindo conforme os anos - embora os modelos/assets das pistas e dos carros dos anos abordados originalmente pelo jogo terem ido parar como mods em outros simuladores modernos. Ainda assim, tem algumas poucas comunidades hoje em dia (a única que conheço é o fórum Wookey, mas que é mais focada em criação de carros e pistas antigas), porém a desunião não permitu que os modders pudessem ir a fundo na parte de realmente entender os "internals" do jogo (pra terem uma ideia ninguém decifrou por exemplo como o boneco do piloto consegue mexer os braços junto com o volante) ou fixar os bugs que a cada atualização do Windows deixam o jogo mais injogável.
Como dá pra ver na descrição do vídeo que anexei ali em cima, pra rodar ele em sistemas modernos (de forma meia-boca ainda) é preciso fazer um monte de paranauês como instalar o Compatbility Administrator (que é fornecido pela Microsoft junto ao ACT) para adicionar mais opções de compatibilidade no executável que não estão disponíveis na aba Compatibilidade do Windows Explorer, desativar a DEP e ainda adicionar alguns dos poucos mods que "traduzem" as instruções do Directx antigo para versões mais novas ou para OpenGL/Vulkan. Mesmo assim, o desempenho não é satisfatório e o jogo volta e meia crasha ou não fica na resolução adequada, ou os dados do usuário vão para a pasta Documentos (precisa de uma opção específica que nem sempre funciona no Compatbility Administrator pra ele salvar na pasta do jogo).
Hoje lembrei de um mod que o Junior criou para o GTA SA que permitia que o jogo rodasse bem sem precisar derrubar a DEP, o que foi parcialmente minha inspiração para escrever esse tópico. Se tiver algum membro com curiosidade para tentar reviver esse jogo sensacional, fixando os bugs com versões mais recentes do Windows e sei lá, criar um modloader estilo o moonloader (pra carregar scripts Lua pra aprimorar o modding dele). Ou seja, nada relacionado à criar pistas ou carros, mas sim consertar o jogo para rodar fluído no Windows 10+ e quem sabe dar um jeito de tornar possível mods mais avançados, o que seria algo extraordinário pra um jogo de quase 20 anos de idade.
Bom, primeiro gostaria de começar fazendo uma pergunta importante: Esses ASI loaders teoricamente funcionam em qualquer jogo codado nativamente para o Windows (em C/C++)?
Se sim, seria muito bom se alguém que goste de jogos de corrida/sim racing e tenha alguma curiosidade para dar uma "olhada" nesse jogo.
F1 Challenge 99-02 é um jogo desenvolvido pela ISI (que reusou a engine no rFactor 1) e publicado pela EA aonde o jogador pode jogar as temporadas de 1999 à 2002 da Formula 1. Exemplo:
Durante os anos 2000 e parte de 2010 a comunidade modder foi bem ativa, mesmo com o lançamento do "sucessor espiritual" dele, o rFactor 1, e de outros jogos de corrida. Muito por ter funcionalidades que os outros não tinham (chuva ou mesmo melhor suporte pra controles normals - não-volantes). Porém um grande defeito da comunidade modder do jogo na época era a sua toxicidade (que lembra a do GTA Forums). Inclusive perdi um grupo no Facebook na época por sacanagem de uma panela que não queria perder o posto de "grupo oficial de modding do F1C" lá na rede do Zuck. Fora que os caras eram muito melindrados com esse negócio de criar mods derivados, mesmo dando créditos tinha muita gente que não gostava de compartilhar, e isso ia minando e frustrando qualquer tentativa de fazer algo diferente.
Muito por esse tipo de mente fechada o modding pro F1C foi se esvaindo conforme os anos - embora os modelos/assets das pistas e dos carros dos anos abordados originalmente pelo jogo terem ido parar como mods em outros simuladores modernos. Ainda assim, tem algumas poucas comunidades hoje em dia (a única que conheço é o fórum Wookey, mas que é mais focada em criação de carros e pistas antigas), porém a desunião não permitu que os modders pudessem ir a fundo na parte de realmente entender os "internals" do jogo (pra terem uma ideia ninguém decifrou por exemplo como o boneco do piloto consegue mexer os braços junto com o volante) ou fixar os bugs que a cada atualização do Windows deixam o jogo mais injogável.
Como dá pra ver na descrição do vídeo que anexei ali em cima, pra rodar ele em sistemas modernos (de forma meia-boca ainda) é preciso fazer um monte de paranauês como instalar o Compatbility Administrator (que é fornecido pela Microsoft junto ao ACT) para adicionar mais opções de compatibilidade no executável que não estão disponíveis na aba Compatibilidade do Windows Explorer, desativar a DEP e ainda adicionar alguns dos poucos mods que "traduzem" as instruções do Directx antigo para versões mais novas ou para OpenGL/Vulkan. Mesmo assim, o desempenho não é satisfatório e o jogo volta e meia crasha ou não fica na resolução adequada, ou os dados do usuário vão para a pasta Documentos (precisa de uma opção específica que nem sempre funciona no Compatbility Administrator pra ele salvar na pasta do jogo).
Hoje lembrei de um mod que o Junior criou para o GTA SA que permitia que o jogo rodasse bem sem precisar derrubar a DEP, o que foi parcialmente minha inspiração para escrever esse tópico. Se tiver algum membro com curiosidade para tentar reviver esse jogo sensacional, fixando os bugs com versões mais recentes do Windows e sei lá, criar um modloader estilo o moonloader (pra carregar scripts Lua pra aprimorar o modding dele). Ou seja, nada relacionado à criar pistas ou carros, mas sim consertar o jogo para rodar fluído no Windows 10+ e quem sabe dar um jeito de tornar possível mods mais avançados, o que seria algo extraordinário pra um jogo de quase 20 anos de idade.